O que é sucesso?

Atualizado: 4 de dez. de 2021



Se alguém perguntar em qualquer lugar do mundo, quem quer ter sucesso na vida levanta a mão!? Obviamente praticamente todos os ouvintes levantariam suas mãos. Até porque ninguém quer se acostumar com os fracassos da vida.

Mas a questão é: O que seria o verdadeiro sucesso?

Porque sucesso, é algo muito relativo de uma pessoa para outra. Eu que estou escrevendo posso ter uma visão de sucesso totalmente diferente de você que está lendo.

Trabalhando já a alguns anos com desenvolvimento de pessoas, percebi que o sucesso é algo relativo, mas que existe um ponto em comum. Sucesso verdadeiro está muito mais ligado com FELICIDADE, do que qualquer outra coisa. Claro que, não existe forma de ser feliz o tempo inteiro nessa vida que levamos, mas o termo pode ser traduzido como satisfação, ou propósito de vida.

Existem três áreas na vida de um ser humano, que são as bases e diretrizes, que podem ser vistas como um cofre, onde ali devemos investir todas nossas energias, nosso foco, e até mesmo nossa grana. É valorizar as três áreas mais importantes da vida. E quero apresentar um pouco sobre essas áreas.


- valorizar o que faz.


Se você parar pra pensar, o que você mais faz ou fará a vida toda? Se a resposta for: trabalhar. Ela está correta. O ser humano geralmente passa a maior parte da vida em função do trabalho ou dormindo.

Trabalho é aquilo que você dispõe do seu tempo (boas horas do dia), da sua capacidade física e intelectual, para que uma vez por mês, você receba o teu salário. Mas a grande questão é que se o salário for a única razão de você fazer o que faz, alguma coisa está errada. É necessário ter consciência de que o que você faz, tem que ter um propósito, e mesmo que não seja necessariamente o que você sempre sonhou, você precisa ser um diferencial naquilo que faz. Vejo muita gente desmotivada, infeliz com o trabalho, porque deixou ou nunca teve atitude mental positiva. Que nada mais é, do que pensar o melhor até mesmo das piores situações. Ou então deixou de colocar os sonhos em paralelo com o trabalho. Entender que quando vocês para de sonhar e correr atrás desses sonhos, você deixa de viver, e passa á sobreviver.

O conselho é: não acredite em fórmulas mágicas, ou receitas de bolo. Cada um te sua trajetória. Não se compare com ninguém, valorize sua jornada, dê o seu melhor e sempre esteja preparado pra agarrar as oportunidades que aparecerem na sua vida. Valorize o que você tem de mais precioso: o tempo.

Se não tá feliz ou tendo o mínimo de satisfação e propósito naquilo que faz, vai fazer o que gosta nem que seja pra ganhar menos no inicio. Mas valorize o que você faz pra ter propósito de vida e alinhamento de sonhos.


- valorizar o que tem

Eu trabalho como palestrante, e sempre faço uma pergunta na palestra: O que você tem de mais importante na vida?

Geralmente as pessoas respondem duas coisas: família e saúde.

E se eu perguntar pra você, o que você acha mais importante, família ou saúde?

Nessa hora sempre pergunto pra algum pai ou mãe de filho único, o que ele(a) tem de mais importante e precioso na vida. E logo vem como resposta o nome do filho.

Mas aí pra “provar” essa verdade, pergunto se ele ou ela teria coragem de dar a vida pelo filho(a). A resposta sempre é: COM CERTEZA.

Nessa hora todos entendem que o que temos de mais importante na vida são as pessoas. Nossa família e nossos verdadeiros amigos.

O mais louco é que no fundo sabemos o que temos de importante, mas não valorizamos ou colocamos como prioridade nossa família e amigos.

Nunca deixe pra valorizar quando já está perdendo, ou pior, quando já perdeu.

A vida é curta, e não vamos levar nada além dos afetos e das lembranças dos momentos que passamos com essas pessoas.


- Valorizar você.

O maior patrimônio na vida de um ser humano é a saúde. Sem saúde não podemos fazer nada. Porém pesquisas revelam que a maioria dos homens não dão valor ou cuidam direito da saúde.

Isso envolve saber o que você come, como você está cuidando e exercitando seu corpo, e cuidando da sua mente.

Saber valorizar a saúde física e mental é extremamente importante pra ter sucesso de verdade. Nenhuma conquista é boa quando você não consegue aproveitar da melhor forma e com saúde.

Imagine que seu corpo e mente, são as únicas fontes que podem te fazer chegar no sucesso de verdade. Não jogue no lixo sua saúde a troco de dinheiro ou perca de paz.


Três áreas da vida para ter sucesso se forem bem geridas e valorizadas.

O que você faz: seu trabalho

O que você tem: sua família e amigos.

Quem você é: sua saúde física e emocional.


Tenha equilíbrio, valorize essas três áreas e descobrirá que sucesso não é apenas o salário que você ganha, o carro que dirige, a casa que mora. Mas sucesso é você ter equilíbrio nessas três áreas que define nossas vidas.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo